É cenário digno de Festa das Neves em João Pessoa, vulgo famosa Jampa! Capital paraibana que comemora 438 anos, diante esse fator, é de se esperar que turistas sejam tomados pela curiosidade em visitar uma das mais atrativas cidades para visitar no Brasil, de acordo com vários fóruns e sites de pesquisa.
João Pessoa, capital da Paraíba, costuma ser destaque em notícias ou nos assuntos mais comentados das redes sociais por causa da qualidade de vida que oferece, especialmente quando comparada a outras capitais do Brasil.
Apontada como a sétima cidade mais populosa da Região Nordeste e a 20ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. Pertence à Região Geográfica Imediata de João Pessoa e à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa. A Região Metropolitana de João Pessoa, formada por mais onze municípios, tinha uma população estimada em 2018 de 1 099 360 pessoas, a 23.ª mais populosa do Brasil.
Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada pela Cúpula da Fazenda Real, já como cidade e não como vila, povoado ou aldeia. Logo passou a se chamar de Filipeia de Nossa Senhora das Neves em 1588 em homenagem ao rei Filipe II que, na época, acumulava as coroas da Espanha e de Portugal. Posteriormente chamada Frederikstad, foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife), na segunda metade do século XVII. Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda.
Não por acaso, vários rankings de melhores locais para morar citam a cidade e dicas de melhores passeios em João Pessoa se tornaram populares.
Por que vale a pena ir a João Pessoa?
A cidade é uma das mais bem preparadas do Brasil para receber os chamados nômades digitais, que são aqueles profissionais que não têm um lugar fixo para trabalhar e usam a tecnologia a seu favor para desenvolver atividades à distância. A informação é de uma pesquisa divulgada pela empresa de tecnologia da informação StartSe.
Os entrevistados citaram entre os motivos de João Pessoa ser uma das melhores do Brasil para receber nômades digitais três principais fatores: velocidade de conexão com a internet, custo de vida e atrações próximas.
Em João Pessoa ou a poucos minutos da cidade, são encontradas praias com cenários de tirar o fôlego, tanto para quem busca águas tranquilas, mas também para quem procura ondas agitadas para a prática de surfe, sem excluir também os cenários históricos com tons e aroma de arquitetura gótica. Afinal… a região nordeste foi a primeira ocupada pelos portugueses durante o período das Grandes Navegações.
Além disso, os passeios em João Pessoa oferecem valores acessíveis e fáceis de chegar, assim como uma gastronomia privilegiada.
Qual é o principal ponto turístico de João Pessoa?
Toda cidade tem aqueles pontos turísticos que não se pode deixar de visitar, não é mesmo? Quando pensamos em Nova Iorque, por exemplo, o Central Park e a Estátua da Liberdade vêm logo à mente. No Rio de Janeiro, o cartão-postal é o Cristo Redentor. Já em São Paulo, é a Avenida Paulista. João Pessoa não é diferente nesse quesito e tem seus pontos turísticos principais.
O Farol do Cabo Branco, o Busto de Tamandaré, o parque Sólon de Lucena (Lagoa) e o parque Arruda Câmara (Bica) estão entre os locais mais populares de passeios em João Pessoa e que sempre costumam aparecer nas fotografias dos turistas.
Créditos: blog do abrantes, wikipédia e Jornal da Paraíba